Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
Com uma grande importância em sistemas variados, os motores elétricos industriais têm como principal função transformar energia elétrica em energia mecânica. Seu funcionamento acontece após interação de campos magnéticos com os condutores de corrente. E, através de um gerador, esse processo pode se reverter, sendo a energia mecânica transformada em energia elétrica.
Aplicações dos motores elétricos industriais
As aplicações que existem para os motores elétricos industriais são diversas, como por exemplo, ventiladores industriais, bombas, exaustores, ferramentas elétricas, máquinas operatrizes. Esses motores também podem compor o sistema de funcionamento de eletrodomésticos e drivers para computadores.
Quando se trata de motores elétricos industriais, existem dois modos de operação pelo qual eles se diferenciam. Um deles utiliza uma bateria e o outro, conta com corrente alternada. Esses tipos mais comuns são conhecidos como motores elétricos industriais de corrente alternada ou de corrente contínua.
Motores elétricos industriais de corrente alternada e de corrente contínua.
Os motores de corrente alternada, são motores elétricos industriais que recebem a subclassificação de síncronos, assíncronos, trifásicos e monofásicos. Um motor que é assíncrono pode sofrer escorregamento de acordo com a intensidade da carga e, mesmo assim, é usado por muitas empresas. Já os motores elétricos industriais síncronos, costumam ser mais utilizados em grandes usinas, como termoelétricas e hidrelétricas.
Os motores de corrente contínua, caracterizam-se como motores elétricos industriais, que exercem sua função com a influência da corrente continua. As partes de corrente contínua de um motor elétrico industrial são quatro, rotor, escovas, estator e anel comutador. Cada uma delas representa um papel importante para o funcionamento do sistema.
No rotor ou armadura, como também é conhecido, possui um ou mais rolamentos. E, quando esses rolamentos recebem energia, geram um campo magnético. Atraídos pelo lado contrário, os polos magnéticos gerados pelo estator, fazem com que o motor revolva. Conforme ocorre a rotação do motor, os rolamentos vão sendo energizados, gerando uma mudança chamada comutação.
Para serviços em motores elétricos industriais, escolha sempre uma empresa de qualidade, como a Start Eletromecânica. Com experiência de mercado e tecnologia, a Start Eletromecânica oferece serviços diferenciados e específicos para cada tipo de motor. O principal objetivo da empresa é a satisfação de seus clientes, por isso, ela oferece garantia e aceita diversas formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, boletos e transferências bancárias e faturamento. Entre em contato!